Dados comprovam o que há muito já se especulava: o valor de um bom atendimento é desconsiderado. Parece ser desprezado o fato de que a primeira impressão – ou a última – de um cliente sobre a marca, é o atendimento. Dessa forma, é extremamente necessário entender os dois lados da moeda. Veja abaixo o que dizem os indicadores mais recentes sobre isto!

Prejuízo mundial

Ao redor do mundo, o atendimento mau conduzido gerou, de acordo com a New Voice Media, U$62 milhões de prejuízo. A experiência ruim, indo contra a crença popular, reverbera de maneira incalculável. Há de se notar, principalmente agora, com a consolidação das redes sociais, que a crítica percorre um longo caminho. Durante esse percurso, uma grande quantidade de pessoas acabam vendo sua marca. E já dizia o ditado: a primeira impressão é a que fica. E se essa impressão for negativa, certamente sua marca sofrerá um duro golpe.

Além disso, de acordo com a pesquisa, 70% das pessoas procuram o SAC com problemas fáceis. Isso automaticamente gera 70% de soluções fáceis que sua empresa pode resolver. E, por consequência, estes consumidores farão uma repercussão positiva sobre seu atendimento. Isso certamente impulsionará a sua marca. Portanto, fique atento: o atendimento pode ser destrutivo ou consolidador das suas vendas.

E no Brasil?

De acordo com a Accenture, as coisas no país são bem piores. Porém, como tudo, há o lado positivo: quem tem um bom atendimento será destaque no mercado!

Na pesquisa foram calculados R$401 bilhões de reais perdidos devido à experiência ruim no atendimento da empresa. Pense na proporção de lucro perdida para cada uma das empresas, e como esse valor poderia ser convertido caso houvesse um bom atendimento.

Se 65% dos consumidores se dizem frustados por uma péssima assistência na hora de resolver problemas, há duas formas de lidar com esse cenário. A primeira é: sua empresa pode estar perdendo 65% dos consumidores por um serviço ruim. Por outro lado, a segunda é: 65% dos consumidores dos seus concorrentes estão procurando uma nova empresa. Para arrebatar essa clientela , tudo o que você precisa fazer é prestar um atendimento de qualidade e se mostrar disponível e preocupado com o seu cliente.

O que os consumidores pensam?

É quase unânime: na pesquisa, 97% dos entrevistados dizem que o atendimento é importante ou muito importante. A Microsoft apurou que – como dito no início – a assistência é a porta de entrada para a venda. Além disso, atribuíram a escolha de uma marca – assim como a sua lealdade à ela – ao treinamento de seus funcionário de suporte.

E a pesquisa ainda dá mais uma dica: 82% dos consumidores preferem canais integrados de suporte ao cliente! Dá pra ter uma noção da importância do assunto, certo?

A resolução para o atendimento

Observando a pesquisa feita pela Neoassist, pode-se perceber a solução para todos os problemas acima: treinamento e capacitação. Parece óbvio, mas se esse fosse o caso, o serviço ao cliente não traria tanto prejuízo!

E a pesquisa vai além: afirma que a tecnologia é essencial para um melhor contato. E que acima de tudo, a capacitação do funcionário para a assistência são “pilares fundamentais à boa experiência”.

Portanto, agora você já sabe: atenção ao acolhimento do seu cliente, pois é uma faca de dois gumes. Fique ligado no nosso Instagram e no blog, e garanta mais dicas como essa!