Como você provavelmente já sabe, nós do Instituto Vendas treinamos todos aqueles que desejam atender melhor. Isso inclui todo o tipo de setor: varejo, saúde, educação, serviços, e muito mais!

Por isso, precisamos estar em constante metamorfose. É preciso atender à necessidade de cada um dos setores assim como de cada um dos nossos clientes. Como fazemos isso? Bom, você pode conferir abaixo algumas das alternativas que damos aos nossos clientes.

Que tal uma Palestra?

Vamos começar pelo básico. Por exemplo, muitas vezes aparecem clientes que apresentam no diagnóstico um severo problema na equipe: a desmotivação. Por um lado, isso é bom pois mostra que a equipe já foi recentemente treinada. Por outro, o agravante é que de nada adianta ser treinada se não tem motivação pra trabalhar, certo?

Por isso e para isso existe a palestra. Ela atende rapidamente problemas pontuais de cada cliente, agindo de maneira cirúrgica. No entanto, devido ao curto período, a personalização é prejudicada. Da mesma maneira, se torna mais difícil fazer um acompanhamento posterior a fundo.

Sendo assim, antes de realizar a palestra, há a demanda por uma alta atenção do diagnóstico. Afinal, ela pode ser o sintoma de alguma necessidade maior por parte da equipe.

Os Workshops do Instituto Vendas

O conceito de workshop muitas vezes não fica claro. É preciso pensar em uma reunião entre a didática e o conteúdo de maneira rápida e incisiva. O workshop funciona literalmente como uma oficina, personalizando o conteúdo de maneira breve e unindo o motivacional à aprendizagem.

Dentro do workshop existe – diferente da palestra – um tempo hábil para se trabalhar certas dinâmicas coletivas e ferramentas de avaliação. Isso é muito importante pra dar profundidade à palestra. Junto de uma personalização com a realidade dos profissionais, a fixação do conteúdo se torna muito mais efetiva.

Por isso o workshop é uma ótima opção. Existem certos setores em que a palestra nunca atenderá sozinha pela demanda, uma vez que o segmento por si só precisa de uma atenção redobrada.

No Instituto Vendas, #Treinarépreciso

Procurando algo personalizado? Uma imersão num período de tempo maior? A aprendizagem de um conteúdo mais denso? Então o Instituto Vendas tem o que você procura.

Bom, então o treinamento é a solução. Com seu tempo mais prolongado, todo o conteúdo de uma qualificação de colaboradores pode ser encontrado nele. Não deixando a motivação de lado, com o tempo ideal é possível fundir tudo o que é preciso para um bom treinamento: conteúdo, didática e vivência.

No treinamento podemos investir mais tempo na sensibilização do público, pra que assim ele se sinta mais apto a aprender. Por meio de dinâmicas mais elaboradas em grupo, é possível trabalhar o aprendizado de forma interativa, gerando engajamento. Além disso, é um excelente momento para fixar a importância do trabalho em equipe e como a produtividade se torna mais leve quando todo mundo se esforça em prol de um objetivo.

Os treinamentos são normalmente o primeiro passo para algo maior. Ainda sem o material de apoio adequado, os ensinamentos ficam pautados apenas na memória. Por isso, muitas vezes desenvolve-se um conteúdo fixo e material posteriormente. Dessa forma os colaboradores antigos podem consultá-lo e os novos podem aprendê-lo.

Consultoria: o melhor dos mundos

O caminho perfeito para um atendimento de excelência. A consultoria envolve todos os passos necessários para uma estratégia bem definida de qualificação da equipe. Pautado em solucionar as necessidades e potencializar as qualidades do cliente, tudo se torna mais fácil.

Começando pela elaboração de um diagnóstico completo, mergulhando de cabeça na realidade do cliente. Dessa forma, traçamos um storytelling de acordo com o cotidiano dos colaboradores. Junto a isso, o diagnóstico prévio visa gerenciar as expectativas e entender os pontos de pressão destacados pela liderança e pelos gestores da empresa.

Com o diagnóstico prévio pronto, desenvolvemos o conteúdo. A apresentação personalizada com o dia a dia e as características da empresa através do storytelling produzido; realização de acróstico próprio com o método produzido; manuais desenvolvidos sob a especificidade de cada necessidade a ser cobrida; ferramentas de apoio aos atendentes e líderes; ferramentas de acompanhamento, metas e gestão; aplicação do treinamento com dinâmicas voltadas aos pontos de pressão destacados e muito mais!

Com tudo isso feito e a equipe já treinada, fazemos um diagnóstico posterior. Nesse visamos produzir gráficos de expectativa prévia e real, produzindo um relatório de objetivos atingidos e traçando uma estratégia de continuação. Normalmente, prossegue-se para outros treinamentos ou uma rotina de acompanhamento do consultor, com insights para integração de outras áreas nesse follow-up.

Nesse sentido, a consultoria visa cobrir todos os problemas, muitas vezes para além do atendimento. A gestão de pessoas, a motivação, os objetivos da empresa são, entre outros, alguns pontos que vão para além da aplicação do conteúdo.

Entendeu porque os clientes do Instituto Vendas optaram por treinar sua equipe conosco? Agora ficou mais fácil, né.

Se você curtiu as ideias, fala com a gente. Podemos desenvolver o projeto que sua empresa precisa!