“Se você é o melhor da sua loja, você pode estar no lugar errado!”

Há poucos dias, meu grande parceiro e amigo pessoal Gustavo Malavota lançou essa frase motivacional em sua página no Facebook, deixando algumas pessoas um pouco curiosas:

“Mas como assim posso estar errado, se estou fazendo tudo certo? Se consegui a alegria de ser melhor, por que sair agora?”

Calma, amigo vendedor. Vamos pensar juntos e usar mais um dica preciosa que nosso amigo Malavota nos deu nesse mesmo post:

Você é a média das cinco pessoas com as quais passa mais tempo.” (Jim Rohn)

Como estas citações nos ajudam?

Ajudei?

Você já parou para olhar as pessoas ao seu redor, ou seja, aquelas com quem convive diariamente? No caso em questão, seus colegas de trabalho. Como são? Essas pessoas te acrescentam intelectualmente? Te apresentam novas ideias para o trabalho? Comentam sobre cursos que fizeram ou palestra motivacional a qual assistiram? Se mostram engajadas e empolgadas em progredir profissionalmente? Se a resposta é não, pense bem se já não é hora de mudar de ares e conhecer novas pessoas e lugares para se envolver em um ambiente motivacional.

Ninguém consegue nada sozinho, ainda mais nessa profissão. Precisamos nos cercar de pessoas melhores, com excelentes resultados e que fizeram história em seu mercado para que sejamos influenciados positivamente. O sucesso também depende da habilidade de nos conectarmos com pessoas que já o conquistaram.

Conhece aquele velho ditado “diga-me com quem andas…”? Pois é, se você está disposto a mudar sua vida, mude também suas amizades, seu ambiente, seus costume, tome decisões, faça novas escolhas! Com isso, selecione pessoas e colegas de trabalho que têm algo a te acrescentar e coloque essas pessoas como prioridade. Pare de andar com quem te afunda, com quem só reclama e nada faz, com quem é acomodado.

Com isso, digo por experiência própria: é difícil manter o compromisso de melhorar, buscar novas oportunidades, amadurecer profissionalmente e pessoalmente se não tivermos ao nosso redor pessoas com interesses e objetivos semelhantes aos nossos.

A fórmula motivacional

Ao pesquisar para escrever esse artigo, deparei-me com uma informação que achei bem válida e irei replicar. De maneira semelhante, ela aponta que independente da quantidade de pessoas próximas a você, três são realmente essenciais:

  1. Alguém mais velho e melhor sucedido para que sirva de exemplo;
  2. Alguém parecido (idade, conhecimento, experiência), para poder compartilhar ideias;
  3. Alguém mais novo ou inexperiente para que você possa treinar, e praticar o que aprendeu.

Bacana, não é? Enfim, se você quer ser incrível, cerque-se de pessoas incríveis. Pense em suas metas, seus sonhos, e raciocine: já é o melhor da sua loja? Nesse caso, você acha que possui o tipo de pessoas ao seu redor que o ajudarão a conseguir viver a vida dos seus sonhos? Não acredita que possa ser a hora de alçar novos voos e aprender com novas companhias e em novos ambientes? Pense nisso.

Portanto, seja fantástico.

*Este texto é uma colaboração de Erika Navega