Existem múltiplos motivos que trazem à tona a importância de manter uma equipe motivada. Principalmente porque a motivação permite que a equipe seja capaz de colocar os valores e objetivos da empresa como se fossem seus. No entanto, a imensa maioria das empresas falha miseravelmente em manter seus funcionários motivados. E, por isso, deixa cada vez mais difícil a tarefa de bater as metas desejadas.

Tendo em vista a importância de uma equipe motivada, que tal dar uma olhada nos problemas e nas soluções?

Dados sobre motivação na equipe

Alguns dados reiteram a validade de ter uma equipe motivada. A Gallup fez uma pesquisa a fundo e chegou à resultados que comprovam essa realidade.

  • 26% dos funcionários concordam fortemente que o feedback que recebem ajuda-os a fazer melhor o seu trabalho.
  • 3 em cada 10 colaboradores concordam veementemente que o gerente influencia os resultados através das metas
  • Os funcionários cujos gerentes definem metas são 3,6 vezes mais engajados no trabalho.
  • Apenas 1/5 dos funcionários acreditam que a empresa utilize sua motivação para realizar um trabalho de excelência.
  • Somente 14% dos funcionários concordam que as análises de performance que recebem melhoram seu desempenho.
  • Por fim, a estimativa da Gallup é que haja uma perda de U$960 bilhões até U$1,3 trilhões em produtividade apenas por falta de uma equipe motivada.
  •  

A importância de uma equipe motivada

Com os dados presentes, podemos notar alguns padrões. Manter os funcionários engajados acelera a produção de maneira vertiginosa – assim como a desmotivação gera imensos prejuízos. A procrastinação e a autosabotagem fazem parte da rotina de um funcionário desmotivado, ainda que seja contra sua própria vontade.

A chave de um líder motivacional é ter um feedback bem estruturado baseado no desempenho de cada um. Em comunhão, saber delegar as metas de acordo com a capacidade individual e que crie um processo de desenvolvimento em equipe. Empoderar a equipe através de autonomia e dar liberdade para que participem da evolução da empresa também é extremamente importante para que vejam propósito. Trabalhar apenas pelo salário acaba sendo desmotivacional, por isso é necessário trabalhar uma lógica colaborativa.

Veja Também: 7 vídeos do TED para motivar sua equipe

Por que é importante motivar?

Antes de tudo, porque traz algo a mais para que os funcionários trabalhem. Levantar e ir trabalhar, em uma rotina, pode muitas vezes ser maçante para as pessoas. No entanto, saber que elas estão realizando um feito e produzindo alguma coisa fornece os motivos para que se sintam parte de um projeto, trabalhando o gatilho mental da reciprocidade.

Além disso, um problema muito comum em empresas que sofrem com uma equipe desmotivada é o alto índice de turnover. Estar infeliz no trabalho faz com que os integrantes da equipe passem a procurar emprego em outros locais. Motivar os integrantes por meio de bônus, aumentos, horários flexíveis, autonomia ou até mesmo reconhecimento (algumas empresas utilizam o quadro do Funcionário do Mês) gera fidelidade. Isso é importantíssimo para gerar uma equipe sólida e motivada.

Por fim, a motivação é contagiosa. Em uma equipe inteiramente motivada, se alguém ficar pra baixo, é muito mais fácil resgatar esse colaborador. Uma equipe motivada pensa sempre no que for melhor para o coletivo, portanto estará mais aberta a ouvir as insatisfações de algum membro e ajudá-lo a melhorar. Isto afeta diretamente a produtividade e qualidade do trabalho, uma vez que a equipe estará engajada e entrosada, trabalhando em prol de um objetivo só.

Como motivar a equipe?

Existem diversas maneiras de motivar a sua equipe, cada uma com suas vantagens, de acordo com a aplicabilidade. Construir um evento que possa motivar a equipe é uma das decisões mais comuns, unindo técnica e conteúdo à gestão emocional do time.

Por exemplo, uma palestra com conteúdo motivacional em vídeos normalmente é uma estratégia muito clara para elevar a moral dos integrantes. O vídeo do Rocky Balboa treinando junto do Apollo Creed é uma ótima demonstração de vídeo que gera uma integração do time e dispara a motivação.

Outra boa ação que pode ser tomada é a elaboração de reunião voltadas para motivação. Trazer novidades que reiterem o bom trabalho de todos, mostrar os resultados positivos e dar o devido crédito aos membros é essencial para que o time continue engajado em progredir e produzir ainda mais.

E aí, notou alguns pontos a melhorar? O que você faz para motivar sua equipe?

Se quiser desenvolver a motivação na equipe é só chamar o Instituto Vendas. Somos experts em levantar a moral e trazer a produtividade pra dentro do time!