O sonho de qualquer empresa deve ser ter uma clientela fiel como têm muitas empresas, independente de seus portes. Imagine por exemplo que você tenha comunidades digitais que defendem fielmente a sua marca contra os seus concorrentes. Além disso, você nem precisa necessariamente pagar por esses verdadeiros propagadores da sua marca. Por exemplo, marcas como Apple, Microsoft, mas também outras do ramo da alimentação como Bob’s ou McDonalds.

De que forma essas empresas conseguem atrair tantos fãs sem necessariamente terem feito um investimento maciço e direto neles? Não apenas isso, mas como algumas marcas conseguem gerar uma confiança tão alta a ponto de seus produtos fazerem parte das vidas dos seus clientes?

Você pode discordar da qualidade dos produtos oferecidos pelas marcas que citamos, mas uma coisa é certa: elas sabem vendê-los. Mesmo que muitas vezes há produtos melhores na concorrência, empresas que conseguem conquistar o cliente costumam ter ótimos retornos financeiros. O Blog do Instituto Vendas elenca as 6 melhores formas de aumentar a confiança na sua marca.

#1: Invista em qualidade e identifique o seu consumidor

Primeiramente, invista na qualidade do seu produto. Algumas marcas consolidadas podem talvez se dar ao luxo de fornecer produtos de qualidade questionável, mas você precisa oferecer o melhor para os seus clientes. Se você quiser se destacar no mercado, esse é o primeiro passo.

Invista também na identificação do perfil do seu cliente. Ouça o que ele deseja ou o que tem a dizer sobre seu produto. Conheça as necessidades dele. Desenvolva perfis os mais específicos possíveis de sua clientela. Se puder, trate-os pelo nome. Não esqueça que ele pode se tornar uma espécie de “vendedor potencial”, porque é ele que vai divulgar a sua marca, recomendando e elogiando as melhores características do seu produto.

E não esqueça que o processo de venda não termina quando o produto está nas mãos do seu consumidor. Acompanhe a pós-venda: fique atento a produtos complementares que você pode oferecer e que seu cliente pode precisar em breve.

#2: Mostre confiança em seus serviços

O seu cliente em potencial pode procurar informações que provem que você tem fornecido serviços realmente bons. Se você não tiver como comprovar isso, você está perdendo clientela e credibilidade. Forneça provas da sua excelência. Demonstre que você tem clientes reconhecidos e uma boa experiência de mercado.

Você pode fazer isso com o uso de testemunhos no seu site ou enfatizar a sua popularidade nas redes sociais. Você pode também simplesmente citar as empresas para as quais você já ofereceu algum tipo de serviço. Veja a carteira de clientes do Instituto Vendas para ter um bom exemplo disso. Para algumas marcas, vale divulgar certificações valorizadas pelo mercado, principalmente as provenientes de instituições importantes, privadas ou públicas.

#3: Admita e corrija seus erros

No entanto, não é só de acertos vive uma empresa. Erros eventuais, como atrasos e imperfeições em alguns produtos, são inevitáveis. O que você pode fazer diante disso é muito simples: saber admitir os seus erros. Não deixe passar batido. Entre em contato com seu cliente, comunique-o do atraso da entrega ou ofereça a troca do produto danificado.

O cliente confia muito mais em uma empresa que se demonstra honesta e transparente. Igualmente, é importante que você ou o seu funcionário sejam capazes de entender o problema e oferecer uma solução imediata. Uma das fontes dessa confiança vem da percepção do cliente de que sua empresa está sempre pronta para atender suas solicitações.

#4: Divulgue as suas formas de contato

Falando em atender solicitações, você não pode esquecer de que sua empresa deve prezar por uma comunicação eficiente. Estabelecer uma ótima rede de canais de comunicação com seu cliente maximiza a confiança na sua marca. Além disso, responda os comentários na fanpage, forneça telefones, emails e um bom serviço de SAC.

Não se trata apenas de vender, mas de manter uma relação duradoura com seu cliente. Por isso a identificação do perfil é tão importante. Quando você for falar com ele, certifique-se de “falar a língua dele”. Porém, não cometa exageros como fazem algumas empresas. Por fim, conheça o seu cliente, esteja disponível e saiba falar com ele de uma forma apropriada.

#5: Mime seus clientes

Para melhorar ainda mais a confiança na sua marca, também vale oferecer recompensas, descontos e brindes. Se você tem um espaço para seu cliente, torne-o bem cômodo e faça com que ele se sinta confortável. Por exemplo, recompensas em programas de pontos também são boas pedidas.

Já ouviu falar de overdelivering? É uma prática muito útil para sua empresa. Trata-se basicamente de entregar muito mais do que o cliente espera. Dessa forma, quando essa técnica é utilizada, o cliente se sente valorizado e tende a efetuar mais compras com a empresa. Contudo, cuidado para não prometer mais do que pode oferecer.

#6: Invista em treinamento

Como garantir que todos os funcionários da sua empresa estejam alinhados com esses conhecimentos e técnicas? O vendedor deve ser capaz de identificar o perfil do cliente, conhecer profundamente o produto, se comunicar bem com a sua clientela… São muitas características essenciais que só podem ser adquiridas com um treinamento adequado.

Da mesma maneira, ao investir em treinamento, você deixa uma boa parte da responsabilidade de desenvolver a sua equipe para a empresa de treinamento corporativo. Sendo assim, é muito importante que você promova a atualização constante da sua equipe para conquistar maior vantagem competitiva, oferecer melhores serviços e fidelizar ainda mais clientes!

Você está pronto para criar uma legião de fãs? Comece agora a desenvolver a sua equipe de vendas. Conheça um pouco do que o Instituto Vendas pode te oferecer. Clique aqui e acesse o nosso material gratuito.