Você já parou pra pensar porquê algumas marcas desenvolvem produtos idênticos mas não produzem o mesmo resultado? Pode-se afirmar que a Apple e a Nokia produzem celulares extremamente similares no quesito funcionalidade, mas ainda assim, a diferença em suas vendas é enorme. Isso se deve, principalmente, por causa do seller mindset, ou a mentalidade de vendas. Entenda um pouco mais sobre a mentalidade abaixo.

Seller Mindset: programado biologicamente

De acordo com a teoria do cérebro trino, do neurocientista Paul MacLean, o cérebro se divide em três regiões: cérebro basal, sistema límbico e neocórtex. Cada um destes desenvolve uma função específica, que, se aplicada aos negócios, cumpre papéis diferentes.

O cérebro basal, a parte mais rudimentar do cérebro, promove os mais simples reflexos do seu corpo. É o mais próximo do instinto e da sensação que os humanos têm. O instinto o comanda.

O sistema límbico determina os sentimentos que o ser humano é capaz de formar. Ações impulsivas, “agir com o coração” e não pensar antes de falar são associações à essa região.

Por último, o neocórtex é o que determina a comunicação, a programação de tarefas, a lógica e a racionalidade. É o exato oposto do sistema límbico.

O que acontece geralmente é que aqueles não têm um mindset correto, tendem a vender com base no que o neocórtex indica: convencer o outro a partir do que aquilo é. No entanto, isso na maioria das vezes não funciona, e a pessoa acaba sendo rejeitada.

Por outro lado, aqueles com a mentalidade vendedora, são capazes de partir de uma sensação, desenvolvê-la para um sentimento e usar da comunicação apenas para influenciar o outro. Eles fazem o comprador acreditarem no que eles acreditam. E é isso que caracteriza uma venda.

Foco no consumidor

A atitude comum de alguém não preparado é fazer com que o consumidor se sinta apenas como um fio condutor para a venda. Sabe quando se entra na loja e pipocam vendedores do chão, e você sabe que no fundo você é só um meio deles baterem a cota ou ganharem uma comissão?

Então, o seller mindset faz com que o cliente pare de se sentir usado.  Isso gera a confiança do comprador, que por fim aceitará melhor aquilo que você acredita. E como já constatou-se: quando o acreditam no que você acredita, a negociação se completa.

O cliente é seu melhor amigo, e vice-versa

Concluir uma venda, fechar um contrato, ser empregado. Todos estes eventos dependem da confiança que a relação têm. A atitude de vendedor, assim como seu esforço, determinam a proporcionalmente o quão forte é a relação, e a força por sua vez determinará o sucesso.

Começar sua vida profissional com o mindset correto é o primeiro passo para se tornar um empreendedor, empregador ou empregado de sucesso. Qualquer trabalho que você realize, necessita da mentalidade vendedora para convencer as outras pessoas de sua eficiência.

O Instituto Vendas realiza o treinamento necessário para ter a mentalidade apropriada, tudo de acordo com sua profissão ou empresa. A personalização é um importante aspecto. Procure-nos e entenda mais um pouco.