É possível encontrar em qualquer empresa alguém que exerça sua profissão melhor que os outros. Sempre haverá aquele gestor que sempre bate consegue gerir as metas, sabe o processo todo de cor e às vezes não sabe nem como faz, apenas faz. Essa é a pessoa perfeita para se tornar um gestor multiplicador.

O que é um gestor multiplicador?

Às vezes o conceito de gestor multiplicador pode ser um pouco confuso. Porém, é mais fácil do que parece. O gestor multiplicador nada mais é que um integrante da equipe que servirá de treinador para multiplicar o conhecimento que já tem, ensinando o resto da equipe. Qualificar multiplicadores é a estratégia que demanda menos recursos e por isso é tão procurada.

Esse colaborador vai exercer o papel de mentor da equipe, transmitindo o conhecimento. O grande problema é que muitas vezes esse gestor não tem o tato necessário para realizar o treinamento da maneira mais adequada. Um dos mais comuns exemplos é o do gestor que sabe todo o conteúdo e todos os processos, mas não faz ideia de como passá-los. É a ideia daquele professor da escola ou faculdade que todos nós tivemos – sabe a matéria, mas não tem didática alguma.

Por isso é comum a estratégia de contratar alguém de fora da empresa que ensine esse gestor (e outros gestores!) a ser um multiplicador. Entretanto, isso envolve um processo de identificação das pessoas com perfis corretos para serem gestores multiplicadores. Por carregarem uma tarefa tão importante, é preciso que a formação desses multiplicadores seja meticulosa. Afinal, se eles não conseguirem multiplicar, o investimento não foi apropriado.

Como escolher um multiplicador?

É preciso tomar um tempo para escolher o integrante mais apropriado e capacitado. Dessa maneira, levará menos tempo para que ele seja ensinado a multiplicar e, ao mesmo passo, a multiplicação futura será muito mais efetiva.

Existem alguns pontos importantes a serem considerados ao escolher um multiplicador. É preciso ver certas características que envolvem o trabalho de multiplicação que ele fará. Veja abaixo:

  • Conhecer todo o processo
  • Conhecer completamente o método
  • Ter noções de de engajamento e treinamento
  • Saber envolver e engajar o público e ter o perfil de coaching
  • Ter a bagagem necessária para saber ensinar, motivar e mobilizar
  • Ser fiel e comprometido com a visão, missão e os valores da empresa
Veja Também: Script, Pitch e Método: saiba como diferenciar

Como o gestor multiplicador atuará?

Existem inúmeras maneiras que o gestor colaborador pode atuar. É preciso compreender que, uma vez formados, eles se tornarão imagens de liderança e conhecimento dentro da empresa. Por isso, existem diversas maneiras que eles podem atuar individualmente.

  1. Mentoria Individual: o caso mais simples. O gestor multiplicador atuará resolvendo dúvidas simples que surgem no cotidiano. Além disso, pode ajudar a resolver problemas no processo e a aplicar o método na prática. Modelo excelente para corrigir falhas pequenas de forma rápida e eficiente.
  2. Feedback Coletivo: gestão em grupo. Nesse modelo, o gestor pode realizar uma reunião na qual dará informações importantes para a equipe, dirá como vão as metas e usará o tempo para tirar dúvidas gerais. É preciso entender que muitas vezes os colaboradores não trazem suas dúvidas por medo de retaliação, então ter alguém com a mesma questão pode ser uma ótima maneira de solucionar o problema.

Soluções integradas

  • Palestras Motivacionais: o modo de complementar mais rápido. Problemas de motivação são comuns e recorrentes nas equipes, principalmente de vendas. A desmotivação do time os leva à serem menos abertos a críticas e a produzirem cada vez menos, mesmo que tenham a técnica. Por isso, convidar algum palestrante para retomar o conteúdo de forma motivacional pode ser a brecha que faltava para o gestor multiplicador voltar à atuar com 100% de eficácia.
  • Workshops e Oficinas: visando a integração de toda a equipe. Os workshops são essenciais principalmente quando os gestores estão se formando ou já terminaram. Isto é, porque, muitas vezes é preciso um evento que traga gestores e geridos para o mesmo ecossistema. O workshop trará a base do conteúdo e os multiplicadores darão prosseguimento.
  • Treinamentos: o método com maior efetividade. O treinamento é o melhor de todos os mundos, pois envolve a qualificação não apenas do multiplicador, mas de toda a equipe. Isto, por si só sana a grande maioria dos problemas, visto que o gestor multiplicador só terá de se preocupar com novos colaboradores e na resolução de pequenos problemas, fazendo com que a qualificação comece a dar frutos imediatamente.

E então, você já havia pensado em formar gestores multiplicadores? Como funciona a transmissão de conteúdo na sua equipe? Conta pra gente!

O Instituto Vendas também treina equipe de gestores pra serem multiplicadores! Dá uma olhada aqui.