Sabe quando você dorme e acorda pensando sobre sua vida profissional? Se te deixa menos preocupado, todos passam pelo mesmo problema. Seja o ambulante, o advogado, o professor ou o dono de uma multinacional, tenha certeza que a preocupação com o trabalho é bastante democrática. A solução pro problema é a mesma para todos: ter uma mentalidade vendedora!

Em meio a crise, todas as profissões tiveram suas recessões – umas piores que as outras. Entretanto, os profissionais que souberam vender seu peixe se destacaram por não sofrerem da mesma maneira. Isso se deve porque, em todas as profissões, se você souber argumentar a seu favor, conseguirá clientes a todo momento. Seja fazendo novos clientes ou trabalhando para aqueles já-fidelizados, quem tem a mentalidade do vendedor faz o que os outros não fazem: dorme tranquilamente.

Sem preconceito profissional

Todo tipo de profissional deve saber vender. Em tempos modernos, o professor precisa criar uma rede profissional – seja de alunos, diretores ou outros professores – para que possa renovar-se a todo momento e ter o poder de escolher onde, como e quando trabalhar. O advogado, da mesma maneira, precisa expôr sua capacidade de representar os seus clientes. E isso só pode ser feito se ele souber se vender como a melhor opção para seus prospects, assim como demonstrar um bom serviço àqueles que já atendeu.

É preciso pôr um fim à cultura de que apenas objetos podem ser vendidos e de que vendedor é apenas de porta de loja. Isso leva à uma descaracterização da figura do profissional de vendas. Daniel Pink disse no título de seu livro: Vender é humano. E, portanto, tudo pode ser vendido, seja objeto, serviço ou qualquer outra coisa.

Técnica versus lábia

Graduação, mestrado, doutorado, pós-graduação. Sem dúvida estes são pontos-chave para um sucesso profissional. Mas de nada adianta se o detentor desses títulos não tiver uma mentalidade vendedora ou souber como mostrá-los ao mundo. Você pode ter o conhecimento técnico muito superior ao seu concorrente, mas continuar sendo superado por ele em número de clientes e faturamento. Porque será que os clientes procuram ele, as redes sociais dele são populares e o lucro dele é muito maior que o seu?

Simples: ele sabe vender.

Persuadir, convencer, vender

A diplomacia é uma arte inerente ao ser. E a venda, nada mais é que um ato de diplomacia. Imagine o quão vendedores tiveram de ser os diplomatas da Coroa Portuguesa e do Reino de Castela ao dividirem o mundo inteiro da forma mais justa possível. Ou, em um exemplo mais recente, a negociação durante a Guerra Fria para a não-proliferação de armas nucleares. Tais feitos foram realizados por um grupo: os bons vendedores. Estes podiam ser diplomatas, políticos ou acadêmicos, mas acima disso tudo eles sabiam vender.

A persuasão, o convencimento, a diplomacia, a negociação. Todos estes métodos fazem parte da arte de vender. A variável é apenas o produto.

Do ambulante ao Steve Jobs: a mentalidade vendedora

A escala também propõe uma visão interessantíssima. O vendedor de doces no transporte público pode vir a ter o mesmo sucesso em vendas que Steve Jobs. Por mais que sua proporção seja diferente, por fim, tudo se resume ao quão bem ele sabe convencer, tratar, atender. Um belo lembrete é a história de Jeff Bezos: desistindo de seu estável emprego na Wall Street, viajou até o outro lado do país e montou uma simples livraria. 24 anos depois, ele se torna o homem mais rico da história.

Agora você já sabe: cada um é, de sua maneira singular, o diplomata de seu próprio negócio. Se você ainda não percebe isso, deveria ficar mais atento à sua conta bancária.

Se nada do que foi falado no texto descreve você, então ótimo, você é um vendedor. A partir disso, é só abraçar a realidade e se tornar um vendedor melhor. Afinal, ninguém é tão bom que não possa melhorar.
Por outro lado, se você se identificou com muitos dos pontos de melhora citados no texto, não se preocupe tanto assim. Nada é irreversível e a técnica de vendas não é um talento, e sim um método. E esse método é a mentalidade vendedora.
De uma maneira ou de outra, procure um treinamento, assista palestrar e vídeos, ouça podcasts e leia muito.

Você sabe vender seu peixe? Ou então quer vender mais peixes?
Procure saber com o Instituto Vendas. Estamos aqui para te ajudar a ser o melhor vendedor dentro da área que você quiser atuar!
Para mais dicas como essa, acesse o blog.