Existem três modos de conseguir vender mais. O primeiro é alterar o produto, tarefa quase impossível e que demanda muito dinheiro. O segundo modo é abaixar o preço – estratégia péssima, pois você passa a vender mais, mas começa a canibalizar os próprios lucros. Sobra, por fim, qualificar o atendimento ao treinar a equipe.

Muitos gestores não visualizam, mas a ideia de um bom atendimento também agrega valor. O café do Starbucks envolve a colheita do grão tanto quanto o atendimento personalizado, com o nome no copo e um vendedor agradável. São coisas que o café pingado vendido na pastelaria não oferece, e é por isso que o Starbucks consegue cobrar mais caro, vender mais café e lucrar ainda mais.

Justamente por isso muitas pessoas optam por treinar a equipe. Entretanto, muitos que realizaram essa estratégia comercial ainda não visualizaram o investimento. Por isso, entenda abaixo o que podemos fazer quando não há recursos para treinar a equipe.

Faça uma palestra

O exemplo mais claro, prático e barato para treinar a equipe é a palestra de vendas. É comum encontra uma equipe já qualificada, que domina o processo de vendas e que já tem institucionalizado o método que configura seu próprio padrão de vendas, mas ainda assim há algo que falta.

Esse algo pode ser nada mais que motivação.

A motivação cumpre uma parte essencial na equipe. Ela é responsável por uma maior integração entre os membros, além de uma melhor visualização das metas. Os objetivos da empresa muitas vezes são desassociados dos objetivos individuais da equipe, a motivação faz a ligação entre esses dois.

Dar uma palestra é um excelente momento pra mostrar que a empresa presa pelo bem estar dos funcionários. Além disso, ela deixa os líderes em uma posição muito melhor para gerir os colaboradores. Após a palestra, aqueles que participaram estarão mais dispostos a ouvir feedback e também a receber orientações.

As palestras normalmente vão operar em um conteúdo condensado, visando o engajamento dos participantes em um período mais curto. É uma ótima oportunidade de também inserir a missão, a visão e os valores da empresa para o time.

Workshop pode ser a solução

A definição de workshop é uma aula ou curso prático com duração reduzida, em que certas técnicas ou competências são aplicadas, como em uma oficina. Ele aproveita o tempo curto que uma palestra tem, mas traz o conteúdo de maneira mais extensa e personalizada.

No workshop, é possível introduzir ainda mais a cultura da empresa. Com uma maior aproximação do público, é possível aproveitar dos desafios do cotidiano para fazer com que o encontro seja ainda mais produtivo. Dessa maneira, a fixação do conteúdo é ainda maior. Além disso, é possível utilizar de dinâmicas orientadas para o desenvolvimento coletivo e individual dos treinandos, potencializando ainda mais a abrangência do treinamento.

Veja Também: Treinamento de Vendas: como avaliar

Dessa maneira, o workshop trabalha o melhor dos dois mundos – mas sem maximizar nenhum dos dois. Ele se adequa à uma opção em que não há muito tempo disponível, mas também traz o conteúdo personalizado que algo maior oferece.

Treinar a equipe com multiplicadores

Treinar o treinador é a opção que demanda menor investimento em recursos de tempo e dinheiro. Ela envolve uma turma reduzida de pessoas que serão qualificadas para que, futuramente, possam qualificar. Isso gera um ciclo de multiplicação do treinamento que seguirá trazendo resultados por mais tempo.

Nesse sentido, o cálculo do investimento precisa ser feito de maneira diferente. O conteúdo se renova, mas continua mantendo o padrão de atendimento do seu mercado. Pode precisar de uma atualização, mas isso pode ser resolvido com algo ainda mais rápido, como a palestra. Por isso, o investimento a longo prazo precisa ser calculado pelo número de futuros treinadores formados e quantas equipes eles ainda conseguem qualificar.

Veja Também: 5 motivos para investir em treinamento de vendas

E já que falamos sobre complementar os multiplicadores com a palestra, aí vai uma dica muito boa: treinar multiplicadores para orientar a equipe é excelente, mas a equipe precisa estar aberta a ser treinada. A palestra pode ser uma excelente porta de entrada para que, já motivados, consigam um melhor resultado após serem treinados.

Gostou das dicas para treinar a equipe com o melhor custo-benefício?

Você consegue entender ainda melhor as outras oportunidades AQUI!