É possível, por meio de uma mentalidade correta, reduzir as perdas e até mesmo lucrar com a crise. Porém, é preciso treinar e se preparar para enfrentá-la, afinal, não é nada fácil.

Na vida podemos afirmar três coisas: que um dia vamos morrer, que a primeira gaveta da cozinha é sempre a de talheres e que a crise afetou a todos. Sobre essa última, alguns foram mais afetados que outros, mas mesmo assim, o sarrafo subiu para todos. E com isso, quem não subiu junto acabou prejudicado. A crise é um momento muito específico, mas a solução para ela vale pra qualquer fase da economia. Aprenda um pouco mais sobre como utilizar a crise a seu favor através da mentalidade vendedora.

Sobrevivência do mais apto

No século XIX, Charles Darwin, ao estudar a seleção natural, concluiu que a perpetuação da espécie se dá através da sobrevivência do mais apto. Na economia, o mesmo paralelo pode ser feito com empresas e carreiras. A adaptabilidade do negócio à determinados momentos é fundamental para que ele se perpetue. Por isso, a crise é um momento de riqueza para aqueles que contam com um bom produto.

Isto é, se você ou sua empresa oferecem um bom serviço ou produto, a crise é o seu momento de brilhar. Veja bem: a crise é democrática, todos são atingidos por ela; sendo assim, é o momento perfeito para destacar seu produto dos concorrentes e fazer a seleção natural atuar. A crise é o momento perfeito para se mostrar mais apto e assistir seus concorrentes ficarem pra trás durante a seleção que o mercado fará.

Na crise, apenas o necessário

Em momentos de recessão, o movimento mais comum dos consumidores é deixar de lado tudo aquilo que não for necessário. Por isso, esse é o momento de provar que o seu produto é vital para o cliente. Para fazer isso, a alternativa mais viável é agregar valor ao seu produto até o ponto de necessidade.

Pense, por exemplo, no treinamento de vendas. De fato, inicialmente não se pensa no mesmo como um serviço vital para a sobrevivência. Entretanto, refletindo um pouco mais, se vê que esse serviço é de extrema importância em meio à crise. Afinal, enquanto a concorrência – assim como todos – está penando para vender, a capacitação e motivação dos funcionários faz com que a produção suba exponencialmente.

Sendo assim, o treinamento de vendas se torna um produto vital para a sobrevivência de determinado empreendimento durante a crise.

A base de tudo: uma mentalidade correta

A recessão é um momento de abalo de estruturas – econômicas e mentais. Portanto, manter-se focado é a base para que você possa passar por esse momento. E pra isso, um mindset correto é essencial.

A mentalidade vendedora garante que você, independente de forças externas, mantenha-se sempre no melhor caminho e não deixe outros fatores influenciarem na sua tomada de decisão. O uso de gatilhos mentais, o planejamento de uma estratégia de marketing, a definição de metas e supermetas para si mesmo. Tudo isso faz parte da manutenção de uma mentalidade apropriada para seu negócio, que irá garantir a passagem segura por dentro da crise e uma vitalidade após ela.

E aí, já usou a crise para crescer hoje? Ainda não? Então corra e veja o que podemos te oferecer para crescer com esse momento!

Quer ficar ligado em como prosperar sua carreira ou negócio? Então assine nossa newsletter abaixo e não perca nada!